segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Como começar a poupar?

Oiii gente,

tudo bem por aí?

Como prometido, hoje vim falar com vocês sobre as reservas financeiras. O primeiro post do blog mencionou a importancia de ter reservas, e se você não se planejar, você vai receber seu rico dinheiro e no outro dia vai olhar para sua carteira e dizer: ué, onde foi parar minha grana? Quem nunca?

É, as vezes parece que nosso dinheiro tem pernas e sai por aí sem nem dizer um até logo para gente.

E para gente poder colocar uma rédea nesse dinheirinho malandro que sai por aí sem sua autorização, hoje vou mostrar para vocês como comecei a poupar. Sim, é possível poupar mesmo ganhando pouco. Tudo é uma questão de disciplina e honestidade com você mesmo.

Vamos começar?

Tenho certeza que você já leu as dicas anteriores do blog, então eu nem preciso dizer que poupar sem objetivo é uma grande besteira né? Antes de começar a guardar o seu dinheiro você precisa estar ciente do objetivo desse dinheiro. Foco para ter força de vontade. Como assim? Eu explico.

Quando você tem clareza do que você quer, fica muito óbvio do que você pode abrir mão. Por exemplo: se o seu objetivo é fazer uma viagem bacana, tenho certeza que durante um certo período de tempo você não vai se importar de fazer um programa mais simples no final de semana. Com foco no seu objetivo, vai ficar muito mais fácil abrir mão de algumas coisas, e de criar alternativas sustentáveis para você não comprometer o "orçamento do seu sonho".

Veja que eu disse: durante um certo período de tempo. Sim minha gente, o poupar também precisa ter prazo. Sem o prazo, você nunca vai aquela recompensa psicológica do "pronto, consegui!". E acreditem, essa sensação é muito importante durante o aprendizado do planejamento!

Coloco aqui algumas dicas para você que é poupador iniciante:

1.Se não está sobrando nada do seu salário, comece a observar quais despesas podem ser reduzidas;

2.Defina onde você vai depositar esse dinheiro (cofre, poupança, etc);

3.Se possível, defina uma quantia fixa para esse depósito;

4.Registre em um caderno, ou em uma planilha quanto você conseguiu poupar por mês;

5. Nunca dê o calote em você mesmo! (inclua o valor da "poupança" no seu orçamento, como se fosse um conta que você precisa pagar)

6. Ao invés de deixar o dinheiro parado, procure uma alternativa que possa te render alguma coisa (ainda que sejam apenas centavos);

Fácil né?

Acreditem, foi seguindo essas regrinhas aí que eu consegui comprar meu carro. Hoje quando paro para pensar no passado, me admiro com a transformação que um pouquinho de disciplina trouxe para mim.

Além disso, sempre que quero comprar algo ou fazer algo que demande um pouco mais de grana eu faço o seguinte:

1. Pesquiso quanto custa (e vou corrigindo os valores de acordo com a inflação, no caso do tempo necessário para atingir o objetivo seja longo)

2. Penso de que maneira é mais fácil atingir aquele objetivo (se é guardando, se é fazendo um consórcio, etc)

3. Vejo se serei capaz de guardar a quantia que preciso (e sou muito honesta comigo)

4.Faço e refaço o cálculo de tempo x dinheiro
(é importante colocar aqui que cada um tem uma realidade, então tenha paciência porque muitos dos seus amigos farão a viagem dos SEUS sonhos, comprarão o carro dos SEUS sonhos, comprarão a bicicleta DOS SEUS sonhos, ou o video game DOS SEUS SONHOS muito antes de você. Sim, isso acontece, mas não é isso que vai te deixar desmotivado. Lembre-se: muitos tem um contexto melhor, mas muitos também se atolam em dívidas para poder saciar o imediatismo)

5. Não estrangulo meu orçamento para poder poupar muito dinheiro 
(é galera, a poupança tem que caber no seu bolso. Se você começar a se sacrificar demais para poder guardar mais, tenha certeza, mais cedo ou mais tarde você vai estar de TPM, ou em uma outra onda qualquer de loucura, e vai LITERALMENTE TORRAR todo seu esforço na primeira propaganda irresistível que aparecer na sua frente. E aí o que acontece? Você vai se sentir uma bosta!) Então, por favor, viva! Saia com os amigos, só pense em alternativas mais baratas e que podem ser tão divertidas quanto!

6. Tomo muito cuidado com a síndrome do "Eu mereço" 
(sim, eu mereço muitas coisas, mas não é toda semana ou todo d Jia que você merece uma calça cara, um sapato lindo, um pote de whey protein etc. Já vi muita gente que estava quaaaase conseguindo juntar o que precisava para conseguir chegar na realização do primeiro sonho e torrar todo dinheiro com a síndrome do eu mereço)

Bom galera, acho que para começar a prosa sobre poupança está bom.
Reflitam aí sobre esses cuidados e continuamos batendo papo sobre isso no próximo post!


Beijo,
Camilla BR.








Um comentário:

  1. em dúvida meu post preferido! Estou me organizando pra começar a obra na minha casa e essas dicas estão sendo fundamentais! E por falar com obra, tem alguma dica sobre financiamento nessa área? Qual seria a melhor alternativa? Parabéns pelo blog, tá fácil e rápido de entender. Bjuus e sucesso!

    Michelle Cruz

    ResponderExcluir